´´

´´
´

Blogger templates

terça-feira, 20 de julho de 2010

MATRÍCULA NO MÓDULO ACADÊMICO - DICAS

1ª Etapa: Matrícula

O aluno deverá utilizar a funcionalidade Matricular do menu Matrícula. Ao acessar esta funcionalidade, o aluno poderá observar disciplinas que o sistema sugeriu para ele. A sugestão consta de um conjunto de disciplinas obrigatórias no currículo do curso que o aluno está apto a cursar no semestre seguinte e para as quais existe oferta de turma para o curso e pólo do aluno. As disciplinas sugeridas serão mostradas na funcionalidade Matrícula com o status de Sugerida, as quais passarão ao status de Matriculada quando do processamento da matrícula.

O aluno poderá aceitar a sugestão ou efetuar alteração na mesma, removendo ou adicionando disciplinas. A funcionalidade Matricular disponibiliza para o aluno uma tela onde o mesmo poderá visualizar as turmas ofertadas para cada disciplina que aparece no elenco do aluno – disciplinas que o aluno está apto a cursar, mas que não foram sugeridas para o aluno, ou por ser disciplina opcional do curso ou porque pertence a semestre posterior ao semestre do aluno (ver funcionalidade Visualizar Elenco).

Para cada disciplina são listadas as turmas ofertadas para mesma em cada pólo. Em geral, o sistema mostra a turma ofertada para o pólo do aluno em primeiro lugar na listagem das turmas da disciplina. No entanto, por segurança, recomenda-se que o aluno verifique todas as turmas ofertadas da disciplina, a fim de identificar aquela ofertada para seu pólo.

Na parte da tela onde são mostradas as disciplinas em que o aluno solicitou matrícula, aparece dois botões, são eles: Sair e Concluir Depois e Concluir Matrícula. Se o aluno ainda desejar alterar a sua solicitação de matrícula no decorrer do período de matrícula pela internet, ele deve clicar no botão Sair e Concluir Depois, pois isso permite que ele apenas registre a sua solicitação de matrícula, possibilitando que ele acesse a funcionalidade em outro momento e efetue alterações em sua solicitação de matrícula, se desejar. Se o aluno escolher a opção Sair e Concluir Depois, obrigatoriamente ele deverá acessar depois a funcionalidade Matricular, independente de necessitar fazer alteração ou não na solicitação de matrícula, e Concluir a sua solicitação de matrícula clicando no botão Concluir Matrícula.

2ª etapa: Ajuste

Após o término da primeira fase do processo de matrícula, a matrícula é reaberta para a fase de Ajuste. Nesta fase o aluno poderá efetuar mudanças no seu conjunto de matrículas removendo ou acrescentando disciplinas a este. As disciplinas incluídas, a exemplo da 1ª fase, ficarão com o status de EM_ESPERA. As disciplinas incluídas pelo aluno na 1ª fase da matrícula e que não foram atendidas permanecem com o status de EM_ESPERA e serão submetidas a novo processo de concessão de vaga na turma durante o processamento do ajuste. Para as disciplinas solicitadas pelo aluno e que estão com o status EM_ESPERA, o sistema, a exemplo da 1ª fase, irá utilizar regras de prioridade para alocar os alunos nas turmas solicitadas

Sugestão: Procure navegar por toda a extensão da tela da funcionalidade Matricular, utilizando a barra de rolagem, deste modo você terá uma visão do todo, ao visualizar as solicitações de matrícula em disciplinas (posicionada no início da tela, logo abaixo da expressão Disciplinas Matriculadas) bem como a oferta de disciplinas, que aparece abaixo da expressão Disciplinas Ofertadas.

Boa Matricula a todos e um semestre de muita aprendizagem!!

Wellington Roosevelt
coordenador

0 comentários:

Postar um comentário