´´

´´
´

Blogger templates

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quem é o Aluno UAB?

Prof. Robson Carlos Loureiro
Coordenador do Setor de Avaliação do Instituto UFC Virtual

Num meio onde a força e a capacidade de ultrapassar adversidades é uma marca registrada, misturado por igual a uma intelectualidade crescente e que faz a diferença quando se olha para o resgate da história política, científica e artística do Brasil e também para a atualidade, o cearense constrói seu saber e fixa a sua marca
Queremos saber, explicitar quem são os discentes da Universidade Aberta do Brasil - UAB.
Nos questionários afirmam que se dedicam duas horas dentro de um ambiente virtual de aprendizagem (pela internet, através do computador), e passam mais uma ou duas horas estudando os materiais fora do computador. O que o nosso perfil demonstra:
Mais de 60% da nossa população é formada por alunos que tem mais de 25 anos de idade e destes são 30,1% acima dos 41 anos de idade. São trabalhadores, como afirmei anteriormente, e 59,4% afirmam que trabalham mais de 30 horas na semana
Quando se questiona sobre o estado civil de nossos alunos 2,2% se apresentam como solteiros. Ora, nossos alunos UAB são pessoas com responsabilidade familiar, que dividem o tempo de estudo entre as ações familiares, trabalho e outros afazeres. Trata-se de um público potencialmente maduro e cujas responsabilidades têm de ser administradas.
Os pais de nossos alunos tem escolaridade que varia do fundamental ao médio. A maior dos pais tem o nível fundamental (80,1%) e das mães o nível médio (63,9%). Esta é uma das realidades sobre a qual estamos atuando muito fortemente. Daqui a alguns anos nós estaremos colhendo as respostas dos filhos dos nossos alunos e, possivelmente encontraremos uma mudança na escolaridade dos pais. Serão formados em nível superior. Isso nos faz perceber que o grupo quer mudar, quer formar-se e quer resultados na sua formação, ainda que as vezes não saiba como fazer para alcançar estes objetivos.
Nosso aluno estuda aproximadamente 2 horas por dia, no ambiente de aprendizagem e se conecta de casa (63%), sendo que do polo, lan house e do trabalho (mais ou menos 10%), são outras formas de conexão. Isso significa que ele trabalha, cuida de suas responsabilidades de casa e que à noite ou nos fins de semana, nosso aluno estuda. Ele é um trabalhador, é pai ou mãe de família, tem seus objetivos e quer fazer uma graduação que vai lhe proporcionar novos horizontes. São características que podem ser utilizadas quando pensamos o curso, quando pensamos nosso trabalho docente, afinal se ontem o aluno se adaptava a universidade, hoje cada um, sujeito e instituição se adaptam um pouco.
Nosso aluno UAB é diferente dos nossos aluno presencial, pela formação e pelo tipo de esforço que a modalidade semi-presencial exige. Nosso aluno que vem ao campus tem horário para entrar, tem comportamento com os professores e com os colegas determinado pelas regras do estar presente, mas nosso aluno virtual tem que se conscientizar de que ele precisa ter horários de estudo que ele vai determinar, ele em geral é solitário em seus estudos e sua relação com os tutores (porque muitos deles nem conversam com os coordenadores de disciplina) é bem mais dependente de seus esforços do que dos professores e tutores.
Pois é esse o nosso aluno.

0 comentários:

Postar um comentário